domingo, 21 de novembro de 2010

Na luta por justiça e igualdade social

Arquivo Pessoal -  Edna
Dia 20 de Novembro, foi marcado pelo dia da morte de Zumbi dos Palmares.
 Che Guevara foi um dos lideres de um dos quilombos que existiam no Brasil,  lutou pela liberdade do negro contra a escravidão e  morreu em 1695 em um combate, defendendo seu povo e sua comunidade.
 “Dia da Consciência Negra” considerado como feriado em mais de 350 cidades do País é dedicado a reflexão sobre a presença do negro na sociedade brasileira, marcada pela conquista da liberdade desse grupo.
Hoje a lei brasileira, obriga as escolas a ensinarem os temas relativos à história dos povos africanos em seu currículo. Os Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecem que a diversidade cultural do país deva ser trabalhada, para combater a discriminação.
Ocorreu em São Bernardo do Campo, neste dia 20 uma caminhada onde se encontraram representantes de entidades religiosa afro, alguns políticos entre eles o deputado federal Vicentinho e também a Educafro, rede de pré vestibulares comunitários afrodescendentes e carentes, todos com objetivo da liberdade da justiça social. O grito de guerra da Educafro foi:
Che, Zumbi, Antonio Conselheiro:
Na luta por justiça

Somos todos companheiros!
Edna R.

Um comentário:

  1. meus queridos - menino e meninas - adorei conhecer as vivencias cidadãs de voces. As vezes pensamos que a cidadania está esvaziada de conteúdo democrático, mas ao ver as experiencias de Edna, Antenor, do grupo em si, a chama da esperança se fortalece. Tomara Deus que voces levem-na para o chão da escola e com Freire, Gramsci, Florestan, Anisio Teixeira no coração e na mente, essa ação cidadã na cidade seja uma práxis cotidiana de aprendizagem na escola. Certamente essa escola terá muitos significados para aqueles que convivem com ela. Essa vivencia demonstrada no blog em fotos, versos, textos, precisa chegar ao chão da escola, não se esqueçam dela. Que essa memória viva e frutifique, é assim que compomos uma escola sociocultural, com gente dessa natureza. Parabéns, prof. Cristiane. Adorei.

    ResponderExcluir