quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Formas de linguagem


O homem é um ser social, precisa se comunicar e viver em sociedade. A fala é o meio mais usado de se expressar, mas não é o único, também nos comunicamos de várias outras formas, como a escrita e também através de desenhos, como os utilizados em placas de transito, etc. A fala varia conforme a regionalidade do indivíduo e seu grau de formação, a língua é viva e, portanto, ela não se apresenta estática. Segundo Dino Preti, o estudo das variedades lingüísticas são subordinadas a dois amplos campos:
1-      Variedades geográficas:
Falares regionais ou dialéticos
- linguagem urbana X linguagem rural
2-      Variedades sócio-culturais:
Variedades devidas ao falante
- dialetos sociais
- grau de escolaridade, profissão, idade, sexo, etc
Variedades devido à situação
- níveis de fala ou registros ( formal/coloquial)
- tema, ambiente, intimidade ou não entre os falantes, estado emocional do falante. As variedades geográficas mudam a forma da língua, podemos tomar como exemplo o Sudeste do Brasil, a forma distinta da linguagem entre Minas Gerais e Rio de Janeiro, assim também é entre as formas da língua urbana e rural, há variações na língua condicionadas a aspectos geográficos, Em suma, todas as formas de linguagens estão corretas, levando em consideração a regionalidade do indivíduo, sua formação, sua profissão e seu nível cultural.

Tatiana Mayume

Teatro Mágico click aqui

Um comentário:

  1. Pessoal... nós achamos super interessante as discussões que vocês fizeram no blog!... Principalmente a questão da regionalidade e da luta de vocês para chegar onde estão!! Aaaah sem deixar de comentar do cordel maravilhoso que nosso mais novo Cordelistaa do 4º semestre fez! Realmente ele se demonstrou mto bom nisso!

    ResponderExcluir